MISSÃO
Promover a investigação aplicada, a transferência de conhecimento, a prestação de serviços e a formação avançada, pelo cruzamento fértil entre múltiplas áreas do saber e a agregação de equipas.
VISÃO
Afirmar, nacional e internacionalmente, a investigação científica de caráter aplicado do IPC, pela colaboração na concretização das orientações estratégicas da instituição e da Região Centro (RIS3) em matéria de I&D.
OBJETIVOS
Na incessante procura de melhores respostas para os desafios actuais, tendo a diversidade de actuação do IPC como pano de fundo, os objectivos do i2A poderão enquadrar-se em diferentes âmbitos:
Interface com a sociedade
- Apoiar o desenvolvimento económico da Região Centro, através de parcerias para a inovação, com instituições, empresas e indústrias.
- Promover a realização de investigação aplicada e actividades de transferência de tecnologia e conhecimento, que ajudem a indústria e a comunidade a desenvolver e melhorar produtos, processos e serviços.
- Apoiar a criação de unidades de interface e de novas formas de relacionamento com a sociedade em geral e o tecido empresarial em particular.
Estratégia de intervenção
- Fomentar a investigação aplicada, a transferência de tecnologia/conhecimento e o desenvolvimento de áreas interdisciplinares emergentes.
- Promover a internacionalização da investigação realizada no IPC.
- Desenvolver e participar activamente em redes regionais, nacionais e internacionais, com instituições de ensino superior e de investigação, com objectivos idênticos.
- Promover a articulação com os “ninhos de empresa” do IPC e apoiar start ups e spin offs.
- Organizar cursos e programas de formação não conferentes de grau, assentes em actividades de investigação de natureza interdisciplinar, incluindo ações em cooperação com unidades orgânicas de ensino do IPC e com outras instituições nacionais e estrangeiras.
- Estimular a participação dos estudantes nas actividades de investigação da instituição.
Gestão e organização
- Apoiar a gestão dos laboratórios de investigação aplicada que lhe sejam afectos.
- Estimular formas de organização da actividade científica que confiram uma escala adequada às equipas de investigação.
- Promover a integração de esforços de I&D das unidades orgânicas do IPC e a gestão criteriosa e racional dos recursos disponíveis, designadamente no que concerne à adequada rentabilização dos equipamentos científicos e infra-estruturas laboratoriais existentes no IPC.
- Apoiar os grupos/núcleos de investigação e investigadores a preparar processos de candidatura a programas de financiamento nacionais e internacionais, bem como na respectiva gestão administrativa e financeira em sede de execução de projecto.