2Bio4Cartilage
POCI-01-0145-FEDER-023423
Programa de intervenção integrado para prevenção e tratamento de lesões da cartilagem
Domínio Científico Principal:
Área Científica Principal:
PARCERIA
INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA
INSTITUTO POLITECNICO DE COIMBRA
INSTITUTO POLITECNICO DE SANTARÉM
CENTRO HOSPITALAR DE LEIRIA E.P.E.
INVESTIGADOR RESPONSÁVEL IPC
CÂNDIDA MARIA DOS SANTOS PEREIRA MALÇA (ISEC)
FINANCIAMENTO:
Investimento elegível global: 149.158, 62 €
Investimento elegível IPC: 33.032,41 €
DESCRIÇÃO SUMÁRIA
Doenças relacionadas com a cartilagem estão na lista de principais preocupações da Organização Mundial de Saúde, assumindo-se a degradação da cartilagem articular como uma importante questão de saúde para a qual existem, até à data, poucas soluções eficazes. Por outro lado, o envelhecimento, a obesidade, deficiências nutricionais e a (in)actividade física são problemas primários para a sociedade Portuguesa, e que estão directamente associados a grande número de doenças reumáticas.
O mundo actual enfrenta um problema sério, com mais de 250 milhões de pessoas em todo o mundo afectadas com osteoartrite (OA) crónica. Com uma tendência demográfica para o envelhecimento da população, aceita-se que hoje em dia a sociedade se arrastou para um ciclo vicioso devido à relação comprovada entre a OA e a obesidade e o aumento da prevalência de ambos.
Assim, para contribuir para a resolução destes problemas é obrigatório ter perspectivas e abordagens de intervenção multidisciplinares. É precisamente neste enquadramento que surge a presente proposta de projecto, com os seguintes objeticvos principais:
(1) promover, em conjunto com os estudantes (Bioengenharia, Biomecânica, Fisioterapia, Desporto e Envelhecimento Activo), uma abordagem de aprendizagem baseada em problemas para um processo de ensino-acção reforçado;
(2) desenvolver um novo sistema de micro co-extrusão com a capacidade de extrudir um filamento interior e exterior, com elevada fiabilidade;
(3) optimizar a engenharia de biomateriais e bioprocessos para a construção de scaffolds híbridas e funcionais (produzir as primeiras scaffolds de arquitectura controlada com as propriedades mecânicas de elastómeros;
(4) conceber um programa de exercício físico baseado no indivíduo para a prevenção de osteoartrite;
(5) sensibilizar a sociedade para o problema da OA, dotando-a de conhecimentos elementares sobre a doença, na tentativa de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
O projecto tem duas grandes áreas de intervenção que, pese embora, sejam de áreas científicas diferentes se complementam: uma centrada na prevenção da doença e, outra, no desenvolvimento de uma solução de tratamento.
Para alcançar os objectivos propostos, é necessário ter uma metodologia clara e bem definida, assim como uma equipa de investigação altamente motivada. Assim, o 2Bio4cartilage foi dividido em 7 actividades complementares, desenvolvidas em estreita colaboração inter e intra actividade e compreende a participação de 3 IES, de uma empresa e de uma unidade hospitalar.
Pensamos que, sendo esta uma equipa multidisciplinar, os resultados serão bastante profícuos, na medida que se promoverá um debate permanente e conjunto entre os diferentes atores que têm um papel importante na luta contra a OA. Os resultados do projecto serão amplamente disseminados, aumentando a consciência da sociedade para este problema, assim como o conhecimento de estudantes das diferentes áreas do saber e acrescentando valor económico para a um problema actual do Sistema Nacional de Saúde.
Período de execução
Data de início: 01.05.2017
Data de termo: 31.10.2018
Localização
Centro: 100 %