Objectivos
Promover a investigação e encorajar projetos inovadores e a transferência de conhecimento na área dos processos químicos e biológicos, da biotecnologia e da transformação de alimentos, de modo a responder aos desafios societais actuais e promover a competitividade e sustentabilidade regionais.
Estratégia
A estratégia do Valoren funde-se na sua quase totalidade com a estratégia geral do Centro de Estudos do Recursos Naturais Ambiente e Sociedade (CERNAS), único centro de investigação acreditado pela FCT existente no IPC e sediado na ESAC. Ressalte-se que os investigadores do CERNAS se encontram maioritariamente distribuídos pelas duas maiores Instituições de ensino agrário da Região Centro (ESAC/IPC e ESACB/IPCB) e que ao longo dos anos têm construído uma forte rede de parcerias com empresas e associações da região. Por outro lado, o papel de relevo dos investigadores do CERNAS nas actividades do InovCluster e do Centro Tecnológico Agro Alimentar (ambos sediados em Castelo Branco) permite-lhe actuar numa plataforma tecnológica de suporte à agricultura e à indústria alimentar.
Os objectivos do Valoren estão claramente direccionados para as questões da inovação e da sustentabilidade ao nível regional com um enfoque particular na cadeia de valor agro-alimentar. Este sector tem um enorme potencial para a inovação e para o incremento do valor acrescentado dos produtos alimentares promovendo desta forma a economia da região e para a criação de empregos de base tecnológica baseados no conhecimento.
As actividades deste laboratório irão focar-se na procura de novas soluções a adoptar na cadeia alimentar baseadas na biotecnologia, na eco-eficiência e na gestão ambiental na perspectiva de promover uma utilização racional de inputs, adicionar valor aos produtos e reduzir a produção de desperdícios e os consumos energéticos, promovendo deste modo o aumento da produtividade e da competitividade das empresas da região.
Para além disso, o VALOREN procurará activamente criar uma rede de transferência de conhecimentos/práticas para os actores da cadeia produtiva ao mesmo tempo que visa recolher a informação através do contacto directo com esses actores no sentido de melhorar a sua abordagem para a definição de estratégias de competitividade a longo prazo.