SIR IBER 2017

Os dados apresentados foram recolhidos na edição de 2017 do ranking Iberoamericano de instituições de ensino superior (SIR IBER 2017). A análise centra-se apenas na comparação entre instituições de ensino superior portuguesas. Na tabela seguinte encontram-se listadas as primeiras 30 instituições do ranking nacional. O IPC encontra-se actualmente na posição nº 177 do ranking Iberoamericano e na 15º posição do ranking nacional.

Legenda: número de publicações (O); % de colaborações internacionais (% IC); impacto normalizado (NI); % de publicações no primeiro quartil (% Q1); % de publicações no top 10% de artigos mais citados (% Exc); percentagem de liderança nas publicações (% L); % de publicações excelentes lideradas por autores da instituição (% EwL); rácio do número total de autores da instituição/total de publicações (STP); nº de publicações citadas em patentes (IK); % das publicações produzidas citadas em patentes (TI).

Considerando apenas os Institutos Politécnicos, o IPC encontra-se na terceira posição, logo a seguir ao IP Porto e ao IP Lisboa. Os gráficos seguintes visam comparar as Instituições Portuguesas relativamente a alguns dos indicadores medidos.

Comments are closed