Robocorp

Dar Corpo à Ciência Através da Engenharia do Pensamento Humano.

 

O Projecto RoboCorp agrega investigadores da Escola Superior de Educação (ESEC), do Instituto Superior de Engenharia (ISEC) e do Departamento de Fisioterapia da Escola Superior de Tecnologia da Saúde (ESTeSC) do Politécnico de Coimbra (IPC).

O grupo encetou actividade em 2010, para desenvolver projectos multidisciplinares e transdisciplinares nos domínios das Ciências do Desporto, Engenharias, Robótica, Matemática e Fisioterapia.

Da relação com o mundo empresarial, o grupo estabeleceu já parcerias dignas de realce com algumas empresas de renome, como a INTERMOLDE, a MARTIFER e a ROCA. Este “technology push” tem permitido a vários investigadores obterem um maior número de horas de contacto nas áreas da robótica, automação, sistemas de controlo, visão por computador, biomimética e engenharia do desporto. A capitalização destas relações e consequente qualificação técnica permitirá operacionalizar projectos no âmbito do Robocorp, dos quais se esperam janelas de oportunidade e sinergias para e com outras empresas.

Para além da prestação de serviços em outsourcing, ao nível formativo, o grupo RoboCorp está envolvido na iniciativa ISEC Summer & Weekend School, que se baseia num modelo de formação em contexto de projecto.

Importa ainda destacar que o laboratório RoboCorp é o primeiro laboratório de investigação orientado para o estudo do comportamento humano no âmbito do cenário rodoviário em Portugal.

shutterstock_147849923

 

Comments are closed