Parcerias nacionais

 

 

 

 

 

Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional – COHTN

O COTHN é uma associação privada sem fins lucrativos, que tem como objectivo promover o desenvolvimento da fileira hortofrutícola nacional, especialmente através da investigação aplicada, melhoria do nível de conhecimentos no sector, aprofundamento da cooperação e das parcerias nas áreas da tecnologia e da organização.

O COTHN pretende ajudar a definir prioridades e promover uma melhor coordenação entre todas as entidades, nomeadamente através de uma maior aproximação entre as empresas e a investigação, bem como entre entidades públicas e entidades privadas.

Participaram na fundação 26 entidades, sendo atualmente já 63 os associados do COTHN. Fazem parte do COTHN as principais Organizações e Associações de Produtores da fileira hortofrutícola, Instituições de Ensino Superior, Entidades da Distribuição Comercial e Institutos Públicos.

O presente protocolo destina-se a estabelecer um acordo entre as partes signatárias quanto à concretização de acções conjuntas, no sentido do COTHN disponibilizar aos seus associados serviços especializados na área analítica e simultaneamente desenvolver projectos de investigação de forma a promover a melhoria das condições de produção, conservação e transformação das empresas hortofrutícolas.

INOVCLUSTER – Associação do Cluster Agro-industrial do Centro

A InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, da qual o IPC é associado, tem como principal missão contribuir para que a Região Centro se afirme ao nível nacional, ibérico e europeu como um território líder nas fileiras agroindustriais de excelência, suportado na singularidade e na qualidade dos seus agro-recursos, na preservação da biodiversidade e da diversidade paisagística dos seus espaços agrícolas e rurais, e na competitividade dos sistemas produtivos locais e regional. Para isso, estabelece uma plataforma de concertação entre os principais actores deste sector, e apoia as empresas em processos de inovação, IDT, transferência de conhecimento, formação, desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos, marketing e internacionalização.

A InovCluster conta, atualmente, com 177 associados, dos quais 143 empresas, e entidades como: Associações/Cooperativas, Instituições de Ensino Superior, Instituições de I&D ligados ao sector agroindustrial e agroalimentar e vários municípios da região Centro.

IPN-Incubadora

Criada em 2002, por iniciativa do Instituto Pedro Nunes (IPN) e da Universidade de Coimbra, a IPN-Incubadora — Associação para o Desenvolvimento de Atividades de Incubação de Ideias e Empresas é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, da qual o Instituto Politécnico de Coimbra é parceiro.

A Incubadora presta apoio na fase inicial de projetos empresariais inovadores e/ou de base tecnológica e de serviços avançados. Entre outros, os projetos com carácter prioritário são startups que assegurem uma forte ligação ao meio universitário, seja através de alunos, docentes ou projetos de investigação em laboratórios, bem como projetos vindos do sector privado e de I&DT em consórcio com a indústria.

Na incubadora de empresas do IPN as empresas dispõem, nos primeiros anos de vida, de condições que facilitam o acesso ao sistema científico e tecnológico e de um ambiente que proporciona o alargar de conhecimentos em matérias como a qualidade, gestão, marketing e o contacto com mercados nacionais e internacionais.

Rede Rural Nacional

A Rede Rural Nacional (RRN) surge como uma plataforma de divulgação e partilha de informação, de experiência e conhecimento, pressupondo uma actuação que desenvolva a partilha e a cooperação em torno de acções a implementar, com o objectivo de melhorar a aplicação dos programas e medidas de política de desenvolvimento rural e a qualificação da intervenção dos agentes implicados no desenvolvimento rural.

A RRN tem como objectivos estratégicos de intervenção:

  • Promover a participação e o trabalho conjunto entre os agentes de desenvolvimento rural;
  • Transferir as boas práticas e novos conhecimentos para qualificar a intervenção dos agentes de desenvolvimento rural;
  • Melhorar a concepção e aplicação das medidas de política de desenvolvimento rural;
  • Promover a imagem e o potencial dos territórios rurais.

O IPC, através da ESAC, aderiu à rede a 11/05/2010 e é o membro n.º 233.

WRC – Web para a Região Centro, ADR, EIM, S.A. / Incubadora do Curia Tecnoparque

A WRC – Web para a Região Centro, Agência de Desenvolvimento Regional, EIM, S.A. foi constituída em abril de 2002, com o principal objectivo de intervir e desenvolver acções ligadas à sociedade da informação e à nova economia na Região Centro.

A WRC resultou de uma iniciativa da CCDRC (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro), à qual aderiram como accionistas 42 Câmaras Municipais da Região Centro, a Universidade de Aveiro, o Instituto Politécnico de Coimbra, a Associação de Informática da Região Centro (AIRC) e ainda um conjunto de empresas de base tecnológica.

O Curia Tecnoparque é um centro de desenvolvimento tecnológico, de inovação, empreendedorismo e de adequadas respostas sociais.

O Curia Tecnoparque tem como objetivo central fazer crescer a riqueza da sua comunidade, através da promoção da cultura de inovação e da competitividade dos seus associados, sejam estes municípios, empresas ou instituições geradoras de conhecimento.


 

Comments are closed