LaCed

Computação de Elevado Desempenho do IPC para a Região Centro.

 

A gestão de grandes volumes de dados, potenciada, entre outros, pelo rápido desenvolvimento tecnológico dos equipamentos científicos, pelo aumento das amostras e pela ampliação dos parâmetros envolvidos na sua análise, aumentou, em muito, a complexidade de processamento de material científico. Paradoxalmente, tal facto nem sempre foi acompanhado pelo aumento da capacidade de computação dos computadores pessoais e, em muitos casos, nem mesmo das chamadas estações de trabalho.

O LACED visa criar condições para a consolidação das infra-estruturas de investigação do IPC no que concerne a recursos de computação. Pelo desenvolvimento de parcerias com empresas de base tecnológica, representa uma forte aposta na partilha racional de recursos colectivos, com claras vantagens ao nível da I&D interna, mas também para o tecido empresarial regional, na permanente busca de produtos, serviços e soluções inovadoras.

Dotado de um número significativo de servidores de elevado desempenho, com uma capacidade de cálculo computacional na ordem de 1 TFLOPS, de uma infra-estrutura de rede telemática aplicacional de baixa latência (tecnologia de ligação InfiniBand, inferior a 200 ns) e de uma infra-estrutura de rede de acesso reforçada, o LACED permite transferências de grandes volumes de dados, na ordem dos 50 Gb/s.

shutterstock_231619528

 

 

 

 

 

Comments are closed