LabInSaúde Investigação

O Labinsaúde está capacitado para a experimentação e investigação de estratégias que visem a aplicação de suportes e procedimentos fisiopatológicos com impacte na melhoria da qualidade de vida, como:

 

Análise de marcadores bioquímicos e moleculares em produtos biológicos (sangue, urina e saliva), nomeadamente: avaliação de indicadores metabólicos e de stress oxidativo, avaliação de níveis/actividades enzimáticas e alterações genéticas e sua expressão.

shutterstock_204151534

Avaliação da função respiratória e de condensados do ar expirado e avaliação cérebro-vascular, em grupos de risco, mais expostos à poluição, como crianças, idosos, desportistas e trabalhadores em ambientes desprotegidos.

shutterstock_89589463

Avaliação das alterações musculares, ósseas e tecidulares (caracterização da densidade óssea e do risco de fractura e avaliação da composição corporal) e sua relação com a capacidade funcional para actividades quotidianas das populações.

shutterstock_102662831

Caracterização e análise de factores ambientais (qualidade do ar, ambiente térmico, ruído e alimentação) e seu impacte na saúde humana, procurando correlações com sintomas de doença e definindo, posteriormente, medidas de gestão de risco e de adaptação.

shutterstock_123159058

Avaliação do sistema auditivo e vestibular, visando o treino cognitivo e a reabilitação vestibular, para melhor percepção da fala, capacidade cognitiva de memória, de atenção, de desempenho do sistema nervoso central e maior equilíbrio corporal.

shutterstock_98058176

Monitorização de fármacos (antidepressivos, anti-inflamatórios, antibióticos, antidislipidémicos) e seus metabolitos em ETARs, águas para consumo humano, rios e lagos.

shutterstock_114250645

Optimização de procedimentos radiológicos, com vista à diminuição da exposição à radiação ionizante e, consequentemente, dos riscos associados ao desenvolvimento de patologias rádio-induzidas, como leucemias e carcinomas, em doentes e em profissionais de saúde.

shutterstock_200106980

Análise de medidas validadas para a avaliação do estado de saúde e o uso de intervenções para o tratamento de patologias/condições clínicas, com especial enfoque no medicamento e na sua utilização, como sejam: farmacoepidemiologia, segurança do medicamento, adesão à terapêutica, automedicação, polimedicação e reacções adversas.

Comments are closed