LabInSaúde

Soluções Integradas para a Prevenção da Doença e Promoção da Saúde.

 

A criação do Laboratório de Investigação em Ciências Aplicadas à Saúde – Labinsaúde, pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde (ESTeSC) do Politécnico de Coimbra, remonta a 2007. No decurso de 2014 foi alvo de uma intervenção com vista à sua modernização, reestruturação e expansão. A criação desta unidade teve como objectivo primordial desenvolver investigação nas áreas das Análises Clínicas e Saúde Pública, Audiologia, Cardiopneumologia, Dietética e Nutrição, Farmácia, Fisioterapia, Radiologia, Saúde Ambiental e Segurança e Saúde no Trabalho.

Muito para além da análise autónoma ao nível de cada uma das áreas científicas apresentadas, a mais-valia deste laboratório reside, precisamente, no estudo holístico do indivíduo, através da conjugação de diversas áreas e variáveis até aqui estudadas separadamente. Numa perspectiva integrada de prevenção da doença e de promoção da saúde, a abordagem inovadora do laboratório desvia-se, assim, da lógica hospitalcêntrica do diagnóstico e tratamento. Cremos ser esta a base do planeamento estratégico da saúde, como forma de rentabilizar os recursos, reduzir o investimento ao tratamento da doença e aumentar a consciencialização da população em relação aos hábitos e comportamentos de vida saudável.

A par com a divulgação de resultados em diversas publicações e apresentações nacionais e internacionais, a ESTeSC publica, anualmente, a Colecção Ciência, Saúde e Inovação, uma compilação de artigos com base em trabalhos desenvolvidos no laboratório.

 

 

 

shutterstock_194340692

 

 

Comments are closed