GO3

 

 

 

 

LACTIES

Inovação, Eco-Eficiência e Segurança em PME’s do Setor dos Lacticínios

Candidatura PDR2020-101-030768

PARCERIA

INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA-ESB/UCP

INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA

INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA

INIAV-INSTITUTO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO AGRÁRIA I.P.

CEBAL-CENTRO DE BIOTECNOLOGIA ALIMENTAR DO ALENTEJO

ANCOSE-ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE CRIADORES DE OVINOS SERRA DA ESTRELA

ACOS-ASSOCIAÇÃO DE AGRICULTORES DO SUL

VALINOX-INDÚSTRIAS METALOMECÂNICAS S.A.

QUEIJARIA GUILHERME LDA.

TÉTÉ II-PRODUTOS LÁCTEOS LDA.

SABORES E AMBIENTES SERRA DA ESTRELA LDA.

LOUROFOOD LDA.

INVESTIGADOR RESPONSÁVEL IPC

CARLOS JOSÉ DIAS PEREIRA (ESAC)

FINANCIAMENTO:

Investimento Global Elegível:  333.696,73 €

Comparticipação Comunitária: 75%

Comparticipação Nacional: 25%

Investimento Elegível IPC: 101.552,54 €

DESCRIÇÃO SUMÁRIA

A presente Iniciativa tem como objetivo o aumento da competitividade das PME´s do sector dos lacticínios. Pretende-se desenvolver atividades que incorporam inovação tecnológica nas empresas ao nível dos seus produtos e processos, de eco-eficiência e de valorização dos recursos endógenos.

O plano de ação proposto tem como objetivo o aumento da competitividade das PME ́s do sector dos lacticínios. Assim pretende desenvolver actividades que incorporam inovação tecnológica nas empresas ao nível dos seus produtos e processos, de eco-eficiência e de valorização dos recursos endógenos. No final do projeto o grupo operacional espera ter desenvolvido pelo menos os seguintes novos produtos lácteos: iogurte de ovelha (convencional e isento de lactose), requeijão com microrganismos probióticos, iogurte/bebidas lácteas com base em concentrados líquidos de proteínas de soro, sobremesas lácteas ou produtos inovadores com base em concentrados líquidos de proteína de soro, bebidas lácteas fermentadas com base em sorelho ou permeados de ultrafiltração, requeijão de vaca com base em concentrados líquidos de proteína de soro e sumos enriquecidos com proteínas de soro. Para todos os produtos previstos desenvolver serão produzidos cadernos de especificações associados a boas práticas de produção. Está também prevista a melhoria da eficiência energética do processo produtivo de requeijão e desenvolvimento de soluções para a recuperação do sorelho e de permeados de ultrafiltração. Os protótipos a desenvolver (considerados novos equipamentos para o setor dos lacticínios) permitirão a introdução de novos processos de fabrico de requeijão. Da análise efetuada ao plano de ação considera-se que está prevista a introdução de novos produtos derivados de leite no mercado, os quais apresentarão caraterísticas diferenciadoras face aos respetivos produtos originais. Considera-se também que o plano de ação apresenta um delineamento na metodologia a utilizar que permite considerar a existência de uma alteração ao processo de fabrico de requeijão, tanto para empresas com capacidade de processamento de soro 100 a 200 litros como de 500 a 1.000 litros, conduzindo assim o projeto também a uma alteração na tecnologia a utiliza.

Ações de demonstração e disseminação do conhecimento gerado

Ambiente web para o projeto

1-Página web do projeto; 1-Página facebook.

Colóquios e congressos

2-workshops temáticos, a meio e no final do projecto. Participação em, pelo menos, 8 congressos internacionais com comunicações orais ou em poster.

Grupos focais de divulgação

1 grupo focal de divulgação e inovação em desenvolvimento de produtos lácteos convencionais e não convencionais; 1 grupo focal de divulgação e inovação em tecnologias direccionadas para a redução de consumos energéticos nas actividades do sector; 1 grupo focal de divulgação e inovação em soluções sustentáveis para a valorização do soro e do sorelho.

Cofinanciado por:


Comments are closed