ÉTICA

 

 

 

Comissão de Ética do IPC

A Comissão de Ética do IPC é um órgão multidisciplinar e independente que visa zelar pela observância e promoção de padrões de integridade e qualidade ética na atividade das UOE e investigação do IPC e departamentos dele dependentes, assim como na conduta dos seus membros.

Composição

A Comissão de Ética do IPC integra uma equipa multidisciplinar, constituída por sete a nove membros doutorados, nas áreas das Ciências da Vida, Ciências Sociais e Humanas, Artes, Ciências Exactas e Tecnologias, e é dirigida por um Presidente e um Vice-presidente.

O/A Presidente da Comissão de Ética e os seus membros são nomeados de entre os professores e investigadores de carreira ou convidados a exercer funções em tempo integral, pelo/a Presidente do IPC.

Competências

A Comissão de Ética do IPC é um órgão multidisciplinar e independente, com funcionamento no i2A, que visa zelar pela observância e promoção de padrões de integridade e qualidade ética na actividade das unidades orgânicas de ensino e investigação que integram o IPC e departamentos dele dependentes e na conduta dos seus membros, por forma a proteger e garantir a dignidade e integridade da pessoa humana, nos vários estádios da sua constituição e do seu desenvolvimento, de qualquer outra matéria biológica de origem humana e aos animais não humanos, procedendo à análise e reflexão sobre temas que envolvam questões de ética.

Membros internos:

Abel de Oliveira de Martins Carvalho – ESTGOH

Adelino Manuel Moreira dos Santos – ESTeSC

Guilhermina Maria de Silva Freitas:  – ISCAC

José António Matias Lopes  –  ISEC

Lúcia Maria Simões Fernandes Costa  –  ESTeSC

Maria Antónia Pereira da Conceição – ESAC

Maria de Fátima Fernandes das Neves – ESEC

Rui Santos Cruz  – ESTeSC

Sónia Maria de Brito Costa –  i2a

Membros externos:

André Gonçalo Dias Pereira – Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

Tiago Curado Almeida – Crossing Answers

Acesso a documentos de apoio

Para esclarecimentos, documentação e legislação, por favor envie mail a solicitar permissões de acesso a pasta partilhada. sonya.b.costa@gmail.com

Regulamento

Para informações mais detalhadas sobre as competências, composição, membros e funcionamento da Comissão de Ética do IPC, consulte: Regulamento da Comissão de Ética do IPC.

FORMULÁRIOS

1-Pedido de autorização para realização do estudo.

Mod.CEPC-PARE.docx (345 downloads)

2-Apresentação do estudo para obtenção de consentimento informado, livre e esclarecido.

Mod.CEPC-CILE.docx (301 downloads)

3-Declaração de compromisso de honra.

Mod.CEPC-DCH.docx (235 downloads)

4-Termo de responsabilidade.

Mod.CEPC-TR.docx (238 downloads)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comments are closed