Comissão de Ética do IPC
A CEIPC é um órgão multidisciplinar e independente com funcionamento no Instituto Politécnico de Coimbra, e visa zelar pela observância e promoção de padrões de integridade, e qualidade ética na atividade das Unidades Orgânicas de Ensino e Investigação que integram o IPC e departamentos dele dependentes, na conduta dos seus membros, por forma a proteger e garantir a dignidade e integridade da pessoa humana, nos vários estádios da sua constituição e do seu desenvolvimento, a qualquer outra matéria biológica de origem humana, e a proteção dos animais não humanos, procedendo à análise e reflexão sobre temas que envolvam questões de ética.
Competências
À CEIPC compete o zelo e a análise de questões que suscitem problemas éticos no âmbito das atuações, responsabilidades e relações, internas e externas, das Unidades Orgânicas de Ensino e Investigação que integram o IPC, bem como da conduta dos seus membros, designadamente quando digam respeito ao ensino, à investigação, a atividades de extensão ou a outras atividades académicas sobre as quais a CEIPC possa pronunciar-se e que possam ter interesse geral para o IPC.
Zelar pelo cumprimento das normas sobre a prestação do consentimento informado, livre e esclarecido, nas atividades de investigação científica, relativamente a pessoas que participem nos projetos de investigação e em ensaios de diagnóstico, terapêuticos e laboratoriais experimentais, bem como no caso de eventual colheita de material biológico para armazenamento e ou ensaios de dados biológicos.
Constituem área de competência da CEIPC os trabalhos de investigação realizados nas Unidades Orgânicas de Ensino e Investigação do IPC e, em particular, aqueles que envolvam, sob qualquer forma, pessoas, animais, ou material biológico de origem humana ou animal.
A CEIPC analisa as questões provenientes de unidades ou membros do IPC que lhe sejam dirigidas, sem prejuízo de, por sua iniciativa, produzir pareceres, recomendações e outra documentação nas matérias da sua competência.
Cabe à CEIPC adotar e exigir os modelos de pedidos, de consentimento informado livre e esclarecido, de relatórios de monitorização e de relatórios finais, bem como outros requisitos que considere essenciais para a apreciação, acompanhamento e monitorização dos pedidos que lhe forem submetidos, incluindo os em formulários de preenchimento obrigatório, prévia e devidamente divulgados no portal do IPC.
À CEIPC compete pronunciar-se sobre os protocolos de investigação científica celebrados no âmbito da instituição, e acompanhar e monitorizar, direta ou indiretamente, a sua execução, designadamente os que se referem a ensaios de diagnóstico, terapêuticos e laboratoriais experimentais, incluindo estudos de investigação epidemiológicos e populacionais.
À CEIPC cabe promover a divulgação, junto dos profissionais e estudantes do IPC, dos princípios gerais de ética, pelos meios julgados adequados, designadamente através de estudos, pareceres, diretrizes e outros documentos.
À CEIPC compete analisar os pedidos de parecer provenientes de Unidades Orgânicas de Ensino e Investigação ou membros da comunidade educativa do IPC.
Independência e imparcialidade da CEIPC
No exercício das suas funções, a CEIPC atua com total independência e imparcialidade relativamente aos órgãos de direção ou gestão das unidades orgânicas do IPC.
Composição
A CEIPC integra uma equipa multidisciplinar respeitando uma representação equilibrada entre géneros, constituída por sete a nove membros, pertencentes ao IPC, nas áreas das Ciências da Vida, Ciências Sociais e Humanas, Artes, Ciências Exatas e Tecnologias e é dirigida por um/a Presidente e um/a Vice-Presidente. Integra ainda 2 elementos externos ao IPC, devendo um destes membros ser recrutado na comunidade, de forma a garantir a representação dos valores culturais e morais da mesma.
Presidente: Sónia Maria de Brito Costa – i2a
Vice Presidente: Abel de Oliveira de Martins Carvalho – ESTGOH
Membros internos:
Adelino Manuel Moreira dos Santos – ESTeSC
Guilhermina Maria de Silva Freitas: – ISCAC
José António Matias Lopes – ISEC
Lúcia Maria Simões Fernandes Costa – ESTeSC
Maria Antónia Pereira da Conceição – ESAC
Maria de Fátima Fernandes das Neves – ESEC
Rui Santos Cruz – ESTeSC
Membros externos:
André Gonçalo Dias Pereira – Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra
Tiago Curado Almeida – Crossing Answers
Regulamento
Para informações mais detalhadas sobre as competências, composição, membros e funcionamento da Comissão de Ética do IPC, consulte Regulamento da Comissão de Ética do IPC.
Antes da submissão deverá ler com atenção os seguintes documentos:
Deliberação-CEIPC.pdf (388 downloads)
Guia Para Submissão Pedidos à CEIPC (0 downloads)
Documentos e Modelos de Formulários para Submissão de pedidos de apreciação à CEIPC
1-Pedido de autorização para realização do estudo: Modelo CEIPC_PARE.
2-Apresentação do estudo para obtenção de consentimento informado, livre e esclarecido: Modelo CEIPC_CILE
3-Declaração de compromisso de honra: Modelo CEIPC-DCH
4-Termo de responsabilidade Orientador: Modelo CEIPC_TR_O
5- Check List de Avaliação Ética : Modelo CEIPC_CHLAVET
6- Declaração de Compromisso (Plágio/Desonestidade Intelectual): Modelo CEIPC_DCPDI