2Bio4cartilage

2Bio4Cartilage

 

Domínio Científico Principal:

Área Científica Principal:

PARCERIA

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA

INSTITUTO POLITECNICO DE COIMBRA

INSTITUTO POLITECNICO DE SANTARÉM

CENTRO HOSPITALAR DE LEIRIA E.P.E.

INVESTIGADOR RESPONSÁVEL IPC

CÂNDIDA MARIA DOS SANTOS PEREIRA MALÇA (ISEC)

FINANCIAMENTO:

Investimento elegível global: 149.158, 62 €

Investimento elegível IPC: 33.032,41 €

DESCRIÇÃO SUMÁRIA

Doenças relacionadas com a cartilagem estão na lista de principais preocupações da Organização Mundial de Saúde, assumindo-se a degradação da cartilagem articular como uma importante questão de saúde para a qual existem, até à data, poucas soluções eficazes. Por outro lado, o envelhecimento, a obesidade, deficiências nutricionais e a (in)actividade física são problemas primários para a sociedade Portuguesa, e que estão directamente associados a grande número de doenças reumáticas.

O mundo actual enfrenta um problema sério, com mais de 250 milhões de pessoas em todo o mundo afectadas com osteoartrite (OA) crónica. Com uma tendência demográfica para o envelhecimento da população, aceita-se que hoje em dia a sociedade se arrastou para um ciclo vicioso devido à relação comprovada entre a OA e a obesidade e o aumento da prevalência de ambos.

Assim, para contribuir para a resolução destes problemas é obrigatório ter perspectivas e abordagens de intervenção multidisciplinares. É precisamente neste enquadramento que surge a presente proposta de projecto, com os seguintes objeticvos principais:

(1) promover, em conjunto com os estudantes (Bioengenharia, Biomecânica, Fisioterapia, Desporto e Envelhecimento Activo), uma abordagem de aprendizagem baseada em problemas para um processo de ensino-acção reforçado;

(2) desenvolver um novo sistema de micro co-extrusão com a capacidade de extrudir um filamento interior e exterior, com elevada fiabilidade;

(3) optimizar a engenharia de biomateriais e bioprocessos para a construção de scaffolds híbridas e funcionais (produzir as primeiras scaffolds de arquitectura controlada com as propriedades mecânicas de elastómeros;

(4) conceber um programa de exercício físico baseado no indivíduo para a prevenção de osteoartrite;

(5) sensibilizar a sociedade para o problema da OA, dotando-a de conhecimentos elementares sobre a doença, na tentativa de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

O projecto tem duas grandes áreas de intervenção que, pese embora, sejam de áreas científicas diferentes se complementam: uma centrada na prevenção da doença e, outra, no desenvolvimento de uma solução de tratamento.

Para alcançar os objectivos propostos, é necessário ter uma metodologia clara e bem definida, assim como uma equipa de investigação altamente motivada. Assim, o 2Bio4cartilage foi dividido em 7 actividades complementares, desenvolvidas em estreita colaboração inter e intra actividade e compreende a participação de 3 IES, de uma empresa e de uma unidade hospitalar.

Pensamos que, sendo esta uma equipa multidisciplinar, os resultados serão bastante profícuos, na medida que se promoverá um debate permanente e conjunto entre os diferentes atores que têm um papel importante na luta contra a OA. Os resultados do projecto serão amplamente disseminados, aumentando a consciência da sociedade para este problema, assim como o conhecimento de estudantes das diferentes áreas do saber e acrescentando valor económico para a um problema actual do Sistema Nacional de Saúde.

Período de execução

Data de início: 01.05.2017

Data de termo: 31.10.2018

Localização

Centro: 100 %

 


Comments are closed